2 Workshop de Introdução ao Birdwatching

E no ultimo domingo de agosto, mais precisamente no dia 25, aconteceu a segunda edição do workshop de introdução ao birdwatching aqui em Pelotas. O local escolhido para o evento foi o Clube Caça e Pesca de Pelotas.
A organização começou praticamente um mês antes, quando decidi a data e todos as outras coisas necessárias para que ocorresse a nossa segunda edição. Se não fosse a ajuda de alguns amigos e colaboradores, não haveria a possibilidade desse projeto ter saído do papel.
Desde já, fica aqui o meu agradecimento à todos eles que tornaram esse “sonho”, possível.

Então, vamos aos detalhes do evento.
O início estava marcado para as 8h da manhã de domingo, mas na noite anterior, fui até o local com o Rafael Peter e sua esposa Karoline, para organizar toda a sala e deixar tudo certinho para o dia seguinte. Já no domingo, cheguei lá por volta das 7h com o meu amigo Guilherme Porcher, para dar os últimos ajustes e deixar tudo conforme o planejado. Enquanto esperávamos o pessoal chegar, rolaram algumas tentativas de fotos de algumas espécies que estavam por lá. O destaque foi um bando de pica-pau-branco (Melanerpes candidus) que estavam fazendo uma gritaria por lá, mas infelizmente não rolou foto.
Pouco a pouco o pessoal começou a chegar e por volta das 8:20 começamos o evento.

Sobre o evento:
Inicialmente, fiz uma apresentação para falar sobre a pratica do birdwatching e a importancia da atividade na saúde e até mesmo na sociedade. Conversamos um pouco, trocamos algumas experiências e por volta das 10:30 fomos à campo, tentar registrar alguma espécie ali pelo Clube. Infelizmente quase ninguém conseguiu fotos, em virtude do forte vento que fazia naquele dia. Quem é observador sabe que o vento é um dos fatores que mais atrapalha no campo. Mas meu objetivo com essa saída não era proporcionar uma saída de campo excelente, mas sim, passar e aplicar algumas técnicas ensinadas durante a primeira parte do workshop. Para sairmos a campo, temos que marcar uma saída específica pra isso. Até porque quase 40 pessoas fica praticamente impossível atrair as aves, né?

Após isso, tivemos um intervalo de 2 horas para o almoço. A maioria das pessoas levou lanche e ficou por lá mesmo, esperando o nosso reinicio que estava marcado para as 14h.

Na primeira parte da tarde, quem iniciou foi o Guilherme Porcher que passou toda sua visão e experiência sobre fotografiar do mundo animal. Pra quem não sabe, o Gui é perito em fazer fotos com composições perfeitas e tem um domínio bem amplo de todas plataformas de edição de imagens. Então ele pôde passar pro pessoa e pra mim também, um pouco da sua visão mais apurada sobre fotografia e sobre edição de imagens. A presença dele com certeza abrilhantou ainda mais o evento.

Já na segunda parte da tarde, eu falei do assunto que acho mais importante: Ciência cidadã. Também falei da importância da publicação dos registros feitos em plataformas digitais, como sites e aplicativos. Pra mim, um dos deveres de todo observador é passar a informação coletada em campo para os outros, seja da maneira que for, o que importa é isso.

Pra finalizar o evento, fiz o sorteio de alguns brindes. Agradeço a todos patrocinadores do evento e principalmente ao Claudio Timm, por ter nos disponibilizado dois livros “Aves do Extremo Sul”, que foram sorteados entre os participantes do workshop.
Agradecimentos:
Eu tentei resumir ao máximo tudo que rolou nesse evento e passei da maneira mais simples possível, não sou bom escrevendo e também não me considero um bom palestrante, mas tudo que faço é por amor as aves e por amor pelo que faço. Sei que ainda dá pra melhorar muita coisa nesses workshops, mas dentro do possível as coisas tem se saído da maneira que eu esperava. Na verdade, estão saindo melhor que o esperado.
Fica meu agradecimento a todos aqueles que acreditaram em mim e se fizeram presentes lá. Até mesmo aqueles que foram no primeiro workshop e mesmo assim optaram por pagar mais uma vez para participar comigo. Vocês não sabem o quanto isso me deixa feliz e espero que todos aqueles que participaram pela primeira vez, tenham ao menos aprendido alguma coisa nova pra vida. Não digo apenas em relação as aves, mas pra vida toda mesmo. Que mudem algum hábito, que adotem outros e enfim, contribuam com um planeta melhor.Muito, mas muito obrigado por fazer parte desse projeto comigo, que é um sonho pessoal e já deixo avisado aqui, que em breve teremos a terceira edição aqui em Pelotas e outras edições em outros municípios!!

Algumas fotos do evento abaixo:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s